sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Espiritualidade e Saúde

Espiritualidade e Saúde

Letícia de Fátima Macohin
Acadêmica de Biomedicina- UFPR

  Depois de anos com a medicina tradicional sendo aplicada, novas ferramentas estão aparecendo para auxiliar no processo de cura-prevenção-promoção da saúde. Em casos de doença, essas terapias alternativas geralmente não devem ser aplicadas sozinhas porém complementarmente aos tratamentos já existentes.


  A espiritualidade e a religiosidade estão  sendo reconhecidas como influenciadoras na saúde do ser humano. Embora alguns autores considerem os dois termos similares, outros já os diferem da seguinte forma: Espiritualidade seria um termo mais amplo, que incluiria tudo que é extra-físico. E religiosidade são crenças e práticas, na maior parte, institucionalizadas. 1 apud 2,3.

  A Dra. Carolyn Aldwin, da Universidade Estadual de Oregon (EUA), está elaborando uma teoria que propõe que a religião tem seu papel na saúde pois incentiva a abandonar hábitos não saudáveis como bebida, cigarro e outros vícios e a espiritualidade regularia as emoções, levando a efeitos fisiológicos como diminuição do estresse, proteção contra a depressão e até regulação da pressão arterial4.


  Atualmente estão sendo feitos vários estudos analisando essa ligação saúde-espiritualidade. Por exemplo: foi visto que com a meditação há uma alteração na regulação gênica! Genes que levam a efeitos como: eficiência mitocondrial, produção de insulina e proteção dos telômeros foram reforçados. Já genes pró-inflamatórios foram reprimidos5. Já o yoga também foi analisado como uma prática benéfica, com efeito comparado a psicoterapias e antidepressivos6. Foi visto também, por cientistas da Universidade de Missouri (EUA), que o maior grau de espiritualidade, em diferentes religiões, se relacionou com uma melhor saúde mental7.

  Com os estudos nessa área sendo feitos, haverá a comprovação científica que espiritualidade e saúde/ciência podem estar interligados. Dessa forma, teremos que ter profissionais da área da saúde com a mente aberta para compreender a importância dessa ligação e considerar a espiritualidade do paciente/usuário como fator influenciador na sua saúde.



Referências
1-DALGALARRONDO, Paulo. Religião, Psicopatologia e Saúde Mental. Artmed, 2008.
2- NETTO, Sueli M., MOREIRA-ALMEIDA, Alexander. Arte de Cuidar: Saúde, Espiritualidade e Educação, Cap 11. Comenius, 2010.
3-HUFFORD, David J. An Analysis of the Field of Spirituality, Religion and Health (S/RH) [INTERNET].<http://www.metanexus.net/archive/templetonadvancedresearchprogram/pdf/TARP-Hufford.pdf> Acesso em 29/08/14.
4- Site -<http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=como-espiritualidade-religiao-influenciam-saude&id=9726>
5-Site <http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=meditacao-efeito-medicamentos-contra-inflamacoes-dores&id=9383>.
6- Site <http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=meditacao-efeito-medicamentos-contra-inflamacoes-dores&id=9383>.
7- Site <http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=espiritualidade-melhora-saude-independentemente-religiao&id=8089>
Imagens
1-http://saudeinnet.blogspot.com.br/2011/08/medicina-complementar-uma-realidade-do.html
2-http://www.theguardian.com/commentisfree/belief/2012/oct/26/spirituality-health
3-http://www.healthy-lifestyle-made-easy.com/what-is-spiritual-health.html

4-http://ish-tmc.org/spirituality-and-care-series/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas opiniões e sugestões