sábado, 27 de junho de 2015

Conferência com Leonardo Boff em Curitiba


Nesta semana, no dia 24, o departamento e o programa de pós-graduação em Psicologia da UFPR promoveram, no teatro da Reitoria, uma conferência com o teólogo Leonardo Boff sobre o tema “O cuidado de si, do mundo e do outro no contexto das crises contemporâneas”.

Boff falou sobre as crises enfrentadas na atualidade, como o colapso do sistema financeiro ao redor do mundo, as destruições ambientais e o isolamento do homem em relação a si mesmo (sua consciência e sua essência) e em relação aos outros seres e à natureza. Crises essas resultantes da organização social e econômica de nossa sociedade, em que prevalecem a acumulação, a mercantilização de tudo, os privilégios do capital em detrimento do social, a aceleração e a individualização.

O teólogo reconhece a crise como um processo de mudança, de redefinição, em que velhos paradigmas já não são satisfatórios, sendo preciso um novo rumo. Falou em “revolução molecular” que parte desde os pequenos atos, para um projeto de vida, um projeto humano, do individual para o coletivo, do coletivo para o individual.

Para Boff, o cuidado é algo intrínseco a todos e pode ser resgatado a partir do reconhecimento da inter-relação/interdependência dos seres entre si e dos mesmos com a terra/natureza. Cuidado também é acolhimento, solidariedade, amor e compaixão.

Boff também abordou a relação entre religião e ciência, apontando contribuições mútuas que podem surgir entre as duas áreas. A religião podendo contribuir com uma visão mais consciente e do trabalho em função da vida, e não do lucro. E a ciência contribuindo com uma visão que busca racionalizar e observar diferentes aspectos da realidade.

Quando questionado sobre as intolerâncias que ainda rondam nossa sociedade, Boff abordou o fundamentalismo nas mais diferentes áreas, entre elas a ciência. Sendo o fundamentalismo a negação de posicionamentos que não sejam o que defendemos, a ciência, ao se colocar como único meio de explicar e compreender a realidade, pode tornar-se fundamentalista. O teólogo lembra que o pensamento científico não dá conta de explicar e entender toda a realidade e não pode ser considerado uma verdade absoluta. O rigor cientifico e nosso posicionamento fundamentalista em torno da ciência é bastante perigoso, podendo levar ao preconceito e a exclusão.

Leonardo Boff propõe em sua fala, a necessidade do resgate do humano, fazendo um resgate de si, do cuidado de si e do mundo e da natureza. Vê na concepção de Ecologia Integral, que considera a natureza, o social e o mental a forma de sustentabilidade que nos permite permanecer e ser no mundo, de forma global e não separados por fronteiras e visões.

A UFPR TV exibiu a conferência e você pode conferir aqui:



Sobre Leonardo Boff: Nascido em SC, cursou Filosofia em Curitiba (PR) e Teologia em Petrópolis (RJ). Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique (Alemanha) em 1970 É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas. Informações sobre suas obras e artigos podem ser encontradas no site http://leonardoboff.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas opiniões e sugestões